Colégios de Elite

Colégios de elite de SP reagem a campanha do Objetivo

Posted on

por Daniel Suzuki

Os colégios de elite de sp lançaram uma ofensiva contra a campanha publicitária do Objetivo, visualizada no Colégio Integrado, líder do ranking no Enem. A iniciativa mais forte delas partiu do Etapa, que espalhou cartazes em suas unidades nos quais levanta questões éticas sobre a utilização das notas do Enem para atrair estudantes. O Bandeirantes também criticou os anúncios. Vértice, Santa Cruz e Albert Sabin adotaram postura cautelosa e disseram prezar por “transparência” na comunicação com a sociedade.

No material publicitário, tanto o Sistema Objetivo quanto o Colégio Objetivo Integrado são apresentados como “1.º lugar no Enem”. Ele traz ainda a lista das 20 escolas paulistanas com melhor desempenho no exame sob o título “O Colégio Objetivo Integrado está à frente dos demais colégios”. O Etapa aparece no 7.º lugar.

Para o Etapa, a informação do anúncio é “mentirosa”. “A gente fez uma conta bastante simples. Tiramos uma média dos alunos das dez escolas do Objetivo na cidade e vimos que o ‘sistema’ ficaria na posição 1.056 do ranking nacional”, diz o coordenador geral do Etapa Edmilson Motta.

O cartaz produzido pelo colégio tem como título “A transmutação do 1.056.º em 1.º lugar do Enem”. O texto diz que “foi criado um 1.º lugar”. “Foi isolada uma classe dentro da Unidade Paulista (na Avenida Paulista, região central) ‘surgindo’ a mais nova unidade, chamada ‘O. Integrado'”, continua o folheto, sem citar nominalmente o Objetivo.

Segundo João Carlos Di Gênio, fundador e diretor do Objetivo, o Colégio Integrado foi criado a pedido de alunos que queriam atividades em período integral. “Eles (o Etapa) fazem um colégio de tempo integral e não querem que os outros façam. Eu tenho o direito de fazer um colégio de tempo integral também”, diz. Ele afirma ter feito uma “homenagem” aos colégios listados no ranking anunciado. “A ideia foi promovê-los. Publicar os nomes dos 20 melhores colégios da capital não é ofensa. Estamos fazendo uma propaganda gratuita para eles.”

O Objetivo Integrado, como a campanha do grupo de Di Gênio afirma, teve a melhor nota na capital, no Estado e no País no Enem (neste último caso, considerando separadamente cada uma das quatro provas objetivas, sem a redação).

Os alunos que se destacam nas escolas da rede Objetivo são convidados a se matricular no colégio Integrado. Eles têm aulas pela manhã e, à tarde, um esquema especial de preparação para o Enem e olimpíadas escolares – a rede coleciona medalhas nessas competições.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>